Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Reflexão, 2 anos de blog e desejos para 2016!

Oi meninas tudo bem?
Estava aqui vendo as estatísticas do blog e notei que já temos 2 anos. Você parou para perceber que tudo passa muito rápido? O tempo realmente voa.

Aproveitando o gancho queria fazer uma reflexão... É legal cuidar do corpo e da saúde? Sim, é ótimo. Mas precisamos estabelecer alguns limites. Não dá mais pra ficar seguindo celebridade e sub celebridade, e querer ficar igual ela, sabe porque? Porque além das fotos estarem cheias de app e filtros  (já teve gente que vi pessoalmente e custei a perceber quem era), as fotos são batidas com um ângulo super favorável ao que a pessoa quer mostrar. E o principal, elas vivem disso e pra isso. Tem nutricionista, personal, esteticista, médico, fazem ciclos ou modulação hormonal etc, etc... Não que tudo isso seja ruim, ao contrário é ótimo. O problema é que é muito caro manter tudo isso.

Aí é pra usar isso como desculpa? Claro que não também. É para você se inspirar, pq apesar de terem tudo isso elas tem uma coisa que geralmente falta em mim...em você e que é crucial para atingirmos o nosso objetivo: Força de vontade!!
Esquece que sua família, marido e filhos não te ajudam. Esquece que você trabalha, faz faculdade e cuida da casa. Você tem que arrumar um tempo pra você (pode ser aquele tempo da novela rsss) e investir isso na sua saúde. Tem que fazer uma atividade física, é obrigação! Não precisa fazer academia se não gosta, mas vá caminhar na praça, pedalar, nadar, dançar... as modalidades são infinitas e até em casa você pode pular corda e fazer abdominal (pode até ser vendo novela...melhor que nada).

Nada como um ano novo para dar o pontapé inicial né?? Inclusive eu irei fazer isso.
Deixa eu explicar, passei a maior parte do ano me cuidando. Mas peguei férias da metade de novembro até metade de dezembro o qual foi emendada com o recesso. Ou seja, 45 dias sem dieta e fazendo pouquíssimo exercício. Resultado? Nem sei o peso, mas imagino aí uns 4 kg. Sem contar no que eu vejo no espelho né, credo rssss. Então eu também quero começar 2016 com tudo, acabou a putaria, sem deixar pra depois.
Vamos fazer um plano de metas??
Lá vai os meus:

- fazer natação nos meses de férias da faculdade (jan/fev);

- correr 10km (até julho) e 15km até o fim de 2016;

- manter alimentação saudável;

- diminuir consumo de bebida alcoólica  (não sou nenhuma álcoolatra rss, mas adoro um chop e uma cerveja, isso atrapalha os resultados);

- fazer as trilhas do morro do cambirela e da pedra branca;

- continuar mantendo a média de no mínimo 8 na faculdade  (tá cada vez mais puxado cumprir essa meta);

- ser uma boa dona de casa hahahha;

- fazer caridade;

- fazer um Mochilao pro deserto;

- economizar e juntar dinheiro;

- diminuir consumo de animais (queria ser vegana, mas ainda não tenho forças para isso..quem sabe um dia).

Ufa, acho que acabou. E as suas metas quais são? Escreve na agenda para no final do ano a gente ver o que conseguiu.

Beijoo, e que todos tenhamos um excelente 2016. Que possamos ser mais generosos, ajudar mais o próximo, julgar menos o próximo, respeitar a natureza. Que as pessoas possam respeitar a religião e a não religião dos outros, sem guerras e conflitos.

sábado, 6 de junho de 2015

Saúde feminina - DIU de cobre (parte 2)

Olá meninas,

Há uns meses atrás fiz um post falando sobre o DIU e aspectos das pilulas anticoncepcionais, motivo pelo qual decidi parar de tomá-las e outras informações que você pode ver aqui: http://nossomundofit.blogspot.com.br/2015/02/saude-feminia-diu-de-cobre-parte-i.html


Agora a parte 2 será a parte 'prática' da história, colocação e o primeiro mês com o DIU.

Primeiro quero 'tacar' um pouco mais de lenha na fogueira para você querer parar de tomar pilula. Estou fazendo acompanhamento com um médico do esporte, e ele solicitou muitos exames entre eles vários hormonais, e lógico meus hormônios estavam vivendo uma rave dentro de mim, tudo desregulado, testosterona lá em baixo, hormônios femininos lá em cima e a grande maioria deles dentro do parâmetro de mulheres na menopausa, comprovando o que eu falei na parte 1 sobre DIU, que ele causa uma menopausa química no organismo, ele engana o cérebro fazendo achar que a mulher está na menopausa. Gente dá pra parar e pensar na gravidade disso??? Enfim...vamos lá.

Como falei na parte 1, na primeira consulta a ginecologista não gostou muito da ideia de colocar DIU em mim pelo fato de não ter tido filho ainda, mas de todo modo me pediu vários exames. Exames prontos, fui para o retorno com a médica que olhou meu exames, disse que estava tudo bem e poderíamos fazer a solicitação de autorização de DIU. Passou uns 7 dias e recebi a mensagem no celular de que s solicitação tinha sido autorizada, então marquei o dia para colocação.

A ginecologista receitou dois remédios para serem tomados 1 hora e 15 minutos antes da colocação respectivamente. Acontece que tomei só um (o de 1 hora antes) que era Buscopam. Não vou descrever como é a colocação porque achei esse vídeo muito explicativo, hehehhe é exatamente assim...


Gente, vamos falar a verdade. Geralmente sou bem resistente a dor, nunca tomo os remédios para dor que os médicos mandam, etc. Mas, esse DIU doeu, doeu mesmo. A pior parte é a da pinça, gente sério doeu muito, até pensei que ia desmaiar hauihaiuha, mas não foi para tanto.
Claro a dor é suportável e também o procedimento é rápido (o que ajuda né), e se você já teve filho imagino que seja mais fácil.

No dia da colocação continuou doendo bastante, dava umas fisgadas e cólicas bem fortes. Ficou sangrando também uns 2 dias depois da colocação e parou.

Os dias seguintes foram tranquilos, até esqueci que estava com o DIU. Só aguardando a próxima menstruação e como me apavoraram eu estava esperando o pior: super enxaqueca, cólicas terríveis e muito sangramento. E não é que eu estava no meio de um treino na academia e a danada veio? Nem senti nada...os dias seguintes foram com cólica, mas uma cólica muito mais fraca da que eu tinha quando tomava anticoncepcional porém mais duradoura e chatinha assim, mas não me impediu de nenhuma atividade diária, trabalhei, fui pra academia tudo normal!

Sobre a enxaqueca, eu sempre tive muitas crises..em uma época era 1x por semana, antes de menstruar mesmo era de chorar as vezes. E gente não deu nenhuma dorzinha de cabeça, o que eu atribuo a dieta totalmente sem lactose, glúten, soja e industrializados que estou fazendo! Que maravilha!! 
Quanto ao fluxo, que coisa de louco gente! Realmente aumenta muito (na verdade é o fluxo que você tinha antes de tomar veneno) intensificado pelo uso do DIU, o tempo de sangramento no meu caso ficou muito próximo de quando usava pilula, só que em uma intensidade bem maior.

Meninas essa foi a minha experiência que com certeza muda de pessoa pra pessoa, pois antes de colocar eu lia coisas na internet que de certa forma me deixaram com receio, mas foi totalmente o contrário do que falavam de ruim na net. Já ouvi relatos de pessoas que depois que pararam a pilula começaram a ter espinhas (mas acho que isso também é influenciado pela alimentação...).
Eu super aprovo, recomendo e estou IN LOVE com meu DIU, e nunca mais na vida quero tirar ele, só em caso de necessidade mesmo ou para engravidar.

Beijos, e coloquem os seus DIUs..


domingo, 31 de maio de 2015

Como se organizar para a dieta

Oi gente, tudo bem?

Na semana passada comecei a fazer dieta, bonitinha passada pelo nutri. (Pois até então eu fazia e comia o que eu achava que tinha que comer)
Quando olhei a dieta veio o primeiro pensamento: como vou fazer isso, não vou ter tempo, vai ser difícil e tantas outras desculpas que nós usamos para nos sabotar!
Depois mais racional pensei, quer saber se eu não fizer algo por mim ninguém mais no mundo vai fazer, e eu não quero mais ficar onde estou, e se queremos mudar, ser diferente, não adianta ficar fazendo as mesmas coisas. 
Então semana passada simplesmente acordei mais cedo pra adiantar tudo e não me atrapalhar, e só isso pra mim já resolveu para organizar a dieta.
De qualquer forma todos os dias eu fui para cozinha, fiquei planejando o que ia comer durante o dia. Então hoje vou dar umas dicas de como fazer para se organizar melhor!


A organização e planejamento é fundamental em nossas vidas e na dieta não é diferente! Se você não tiver a sua próxima refeição no seu potinho, a fome vai bater e você vai comer o que tiver, pão de queijo da padaria, aquele bolinho 'inocente que só um pedaço não dá nada' e assim se foi a sua dieta.
Então vamos lá, mãos a obra para a construção do seu novo corpo e estilo de vida!


Itens fundamentais:
Potes (de vários tamanhos)
Bolsa térmica (como agora não tá tão calor, não se faz tão necessária assim), eu comprei a minha no mercado público de Floripa em uma loja de pesca por 45,00 reais, e cabe direitinho as minhas refeições para tarde e noite. Mesmo se não for térmica vai precisar de uma bolsa pra carregar as marmitas.




Saquinhos também são interessantes para guardar a salada.
Se toma suplementos ou manipulados em cápsula é bom ter porta cápsula, compra em qualquer farmácia.

Balança digital (se você tem que comer 100g, é 100g não 90g nem 120g)
Falta de vergonha, é vai ter que ter, porque na hora de comer não importa se você tá no serviço na aula..pegue sua marmita e seja feliz ;)

Dedicação é o item principal, você precisa reservar um tempo na sua semana para preparar suas refeições.


Dica para saladas:
Não adianta ir no mercado e comprar um carrinho de salada, estraga fácil e não vai dar tempo de comer, tendo que jogar fora. Então escolha uns 3 tipos e armazene limpos em potes ou em saquinhos na geladeira. Assim quando você for comer só abre o pote pega um punhado de cada e está pronto! Se você guardar sujo, vai ficar com preguiça de pegar na hora de comer.


Dica para carnes:
Vou contar uma coisa, sou meio enjoada pra carne e não gosto de congelar a carne já cozida, então azar o meu tenho que preparar as proteínas a cada 2 dias e deixar na geladeira, algumas eu faço na hora de comer mesmo. Mas se você não tem problema quanto a isso, vale fazer tudo de uma vez e congelar as porções separadas. 


Hoje fiz 1/5kg de frango desfiado com molho de tomate:



Hambúrguer de patinho moído, só temperei com um pouco de sal, ervas finas, moldei e congelei, bem fácil:

Uma dica super importante é quanto aos temperos, PELOAMORDEDEUS não tempere sua comida com NADA pronto (meuarroz, sazon, etc.)
Dê preferência a temperos naturais como alho, cebola, orégano, ervas finas, pimenta, sal rosa do himalaia..etc.
E se você come fora cuidado, a grande maioria dos restaurantes usa temperos prontos artificiais, eles são RICOS em sódio e glutamato monosódico, que alteram a percepção de sabor do seu paladar, fazendo que os alimentos naturais ficam com gosto meio sem graça para o paladar viciado em glutamato.


Castanhas, nozes etc: Não adianta ir lá e comprar 100g de cada, você não vai comer tudo em uma semana e ela começa a ficar com um gosto meio ruim depois de um tempo, então se quer mantelas frescas compre pequenas quantidades e varie durante as semanas mudando as oleaginosas.

Leguminosas: Nesse caso eu prefiro cozinhar tudo e congelar, sem condição de fazer leguminosas todos os dias né.

Suco verde: Tenho que tomar suco verde todos os dias pela manhã, então pra não ficar fazendo aquela sujeirada toda, bati couve pura no liquidificador e fiz gelinhos de couve, aí na hora de tomar bato 2 gelinhos com um pedacinho de fruta + gengibre e fechou.


Bom gente o basicão é isso, as outras coisas faço na hora, como a crepioca o pão fake...

Fica ou não fica mais fácil não furar na dieta assim??


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Intolerância à Lactose

Oi pessoal

A intolerância à lactose (IL) atinge até 70% dos adultos no Brasil, e caracteriza-se pela incapacidade do organismo digerir a lactose. Essa incapacidade é ocasionada por falta ou produção diminuída de lactse. A maior parte da população nasce com níveis elevados de lactase e ao decorrer da vida essa produção vai diminuindo, aí explica-se porque a maioria dos intolerantes são adultos.



Existem três tipos de intolerância à lactose:

  • Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada
  • Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento
  • Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema.

O que é lactose e lactase?

A lactose é um tipo de açúcar que é encontrado no leite de origem animal (leites vegetais não possuem lactose), que quando bem digerido é transformado em glucose e galactose (carboidratos) simples que são digeridos facilmente pelo organismo.
Já a lactose é a enzima responsável por 'quebrar' a lactose e transformar em glucose e galactose, quando há falta ou pouca lactase o organismo não consegue digerir a lactose e então é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.


Quais são os sintomas?

Os sintomas geralmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas:

  • Diarreia
  • Náusea e às vezes vômito
  • Dores abdominais
  • Inchaço
  • Gases


 Como saber se você tem intolerância a lactose?

Através de um exame simples de laboratório que funciona da seguinte maneira: é retirado amostra de sangue em jejum, aí você toma 50g de lactose (equivale a lactose contida em 1 litro de leite), depois de 30min e 60min são retiradas mais amostras de sangue.
Se a sua glicose aumentar em níveis satisfatórios no sangue depois de ingerido a lactose, é sinal que seu corpo conseguiu quebrar a lactose e transforma-lo em carboidrato simples (por isso sua glicose aumenta). Já caso seu organismo não consiga fazer a quebra e sua glicose não aumente ou aumente pouco, quer dizer que você possuí algum grau de IL.

Como eu descobri a minha IL?

Muito fácil né, sofria com os sintomas desde sempre e cortei leite e quantidades grandes de derivados por conta própria. Recentemente fiz vários exames e um deles era o de IL. Antes de sair do laboratório e terminar o exame eu já estava sentindo os sintomas, minha barriga ficou tão dura que parecia ter tomado concreto Rssss, e só fui ficar novinha em folha uns 2 dias depois. Insisti e depois de um tempo tomei capuccino e novamente todos os sintomas, aí vi que não posso mesmo com lactose.
Nem tudo que é derivado de leite vai te deixar com os sintomas, pois alguns derivados possuem pouca lactose (caso do iogurte que perde um pouco da lactose na fermentação).


E agora o que fazer?

A intolerância a lactose não tem cura, sendo assim  a única coisa a se fazer é retirar ou diminuir (dependendo do grau de IL) esses alimentos da sua vida. Existe no mercado também a enzima lactase à venda. Existe a que você toma antes de ingerir alimentos com lactose e a que você usa no preparo desses alimentos. Acho uma opção super válida para certas ocasiões (tipo rodízio de pizza, fui ontem e não tomei lactase e estou até agora quase 24h depois com os sintomas), mas não acho legal ficar tomando no dia a dia...Acho que deve ser retirado esses alimentos mesmo.

Obs: Os alimentos e leites que tem no mercado sem lactose não são sem lactose. Na verdade é adicionado a enzima lactase nesses alimentos o que faz que o IL possa ingeri-los.
COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.
- See more at: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/#sthash.ictDqqs0.dpuf



Agora vamos falar a verdade, nós somos o único mamífero que além de tomar leite depois de adulto, toma leite de animal ainda. É no mínimo bem estranho né?! Nosso corpo não foi preparado para receber doses gigantes de lactose na vida adulta e por isso essa epidemia de IL. Outra coisa, o leite de hoje em dia tá difícil de confiar né, volta e meia aparece reportagem sobre leite adulterado, imagina isso é o que a gente fica sabendo né...fora que todos os hormonios e remédios que a vaquinha toma, vão para o leite e consequentemente para nosso organismo..IECAAAA!
COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.
- See more at: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/#sthash.ictDqqs0.dpuf





Fontes:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/intolerancia-a-lactose

http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/



No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão. - See more at: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/#sthash.ictDqqs0.dpuf

No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão. - See more at: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/#sthash.ictDqqs0.dpuf
No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão. - See more at: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/#sthash.ictDqqs0.dpuf

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Receita fit - Pão-bolo de mel

Oi pessoal,

Essa semana me deu muita vontade de comer pão de mel, fui na loja de produtos naturais e eles não sabiam me dizer os ingredientes que iam no pão de mel...vê se pode isso, então fui pesquisar na NET e achei no blog da Mimis essa receita, fiz um tico diferente do site...vamos lá:

Ingredientes:
2 1/2 xícara de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher chá de canela em pó
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de noz moscada
1 xícara de mel (mel de verdade)
1 xícara de água

Misture todos os ingredientes deixando o fermento por último, adicione o fermento. Unte a forma e coloque assar por aproximadamente 30 minutos à 190°.

Se quiser pode colocar chocolate amargo derretido em cima...

O mais legal é que não vai leite, que é muito importante pra mim ultimamente! Hehehhehe

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Transgênicos

Os alimentos transgênicos são produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório (engenharia genética) pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Usa-se essa técnica com o objetivo de melhorar a qualidade, aumentar a produção e resistir às pragas, visando (claro) o lucro.

Em algumas técnicas de modificação do DNA, são implantados fragmentos de DNA de bactérias, vírus ou fungos, esses fragmentos codificam a produção de herbicidas. Logo, as plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. 
Alguns alimentos ainda são modificados para que a produção seja aumentada e sejam de maior tamanho, ou para prolongar o amadurecimento, resistindo muito mais tempo após a colheita.



Aí você acha que foram feitos vários testes, e todas as pesquisas que apontam possíveis riscos foram levadas em consideração, para que os transgênicos fossem liberados? SÓ QUE NÃO, afinal no que mais eles pensam, se não na conta bancária deles?

Nesse cenário, os transgênicos representam um duplo risco. Primeiro por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano. Não por acaso o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008 – depois de cerca de dez anos de plantio de transgênicos – sendo mais da metade deles destinados à soja, primeira lavoura transgênica a ser inserida no País.

Não existe consenso na comunidade científica sobre a segurança dos transgênicos para a saúde humana e o meio ambiente. Testes de médio e longo prazo, em cobaias e em seres humanos, não são feitos, e geralmente são repudiados pelas empresas de transgênicos. Então isso quer dizer, que estamos sendo cobais...ebaaaa!

Em 2003, foi publicado o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem , com um "T", sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima trangênica. O Greenpeace, em 2005, denunciou as empresas Bunge e Cargill por usar transgênicos sem rotular. O MP investigou, e a justiça determinou que as empresas rotulassem seus produtos, o que começou a ser feito em 2008.





A partir de 2007, parlamentares da bancada ruralista, impulsionados pela indústria da alimentação e empresas de transgênicos, propuseram projetos de lei que visam acabar com a rotulagem. Na semana passada a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 4148/08 do deputado Luis Carlos Heinze do PP que dispensa o símbolo de transgênico no rótulo dos produtos. Assim você comprará o produto sem saber o que contem nele.


Hoje quase toda soja e milho produzidos no Brasil, são transgênicos. Portanto, TODOS os alimentos que utilizam esses ingredientes necessariamente contem transgênicos.
São exemplos de alimentos transgênicos:
-toda soja plantada no Brasil;
-quase todo milho;
-óleo de cozinha de canola, milho ou soja (compre de girassol ou coco);
-cereais matinais;
-margarina;
-farinha de milho, fubá, farinha de fubá;
-maltodextrina (pois vem do milho);
-ração de cachorro e gato (é nem seu pet se livra dessa, por isso acho melhor dar comida mesmo);
-leite (se pensarmos que a alimentação do gado é baseada em soja, e isso passa pro leite..)
entre outros...

A referida PL agora vai para o Senado, e vamos rezar para que se posicionem contra, enquanto isso nós podemos fazer a nossa parte assinando o abaixo assinado virtual contra a PL:
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2012N33171

Vou deixar dois vídeos bem legais sobre o tema:






Fontes:



http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/
 
http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bolo de cenoura

Boa noite gente,

E ai curtindo o feriadão? Como podem perceber me empolguei em fazer bolos! Esse não é assim aquela coisa fit, mas melhor que esses prontos de mercado pois pelo menos só vai ingrediente 'natural' sem esses negócios de corante, aromatizante etc...
Ah meu namorado assim quando me viu botando açúcar mascavo: tu faz essas coisas aí depois ninguém come, só tu!
Mereço isso gente?? Hahaha
Mas ele comeu e aprovou...
Fiz meio no olhometro sem seguir receitas e deu muito certo!

Ingredientes:
2 ovos
1/3 xícara óleo
2 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar mascavo
1 cenoura ralada
1 colher de sopa de fermento
Leite para dar liga

Fiz assim:
Em uma tigela misturei açúcar e a farinha.
No liquidificador bati os ovos e o óleo.
Misturei aos poucos os líquidos com os sólidos.. E fui botando leite até deixar a mistura mais molinha.. Cerca de 1/2 de xícara de leite...
Coloque o fermento e misture devagar
Unte a forma e coloque em forno à 180° por mais ou menos 35min...faça o teste do palito.

Ficou lindo, fofo e gostoso!

Para cobertura derretido chocolate meio amargo e misturei com creme de leite..o famoso ganache!!

sábado, 18 de abril de 2015

Bolo de banana na fritadeira sem óleo

Olá pessoal,

Feriadão apenas começando e aqui em Floripa tá friozinho e tempo chuvoso, sempre pede um bolinho né?
Dessa vez testei na fritadeira sem óleo, que na minha opinião, para fritar é que não serve (pelo menos a de mortais como eu, que a marca não é da Walita kkkk)

Ingredientes:
2 ovos
1 xíc farinha de arroz
1 xíc farinha de aveia
1/2 xíc aveia em flocos
1 xíc de açúcar máscavo
1/4 de óleo de girassol
1 colher de fermento
2 bananas
1 colher de sopa de canela

Esses foram os ingredientes que eu usei, mas podem ser adaptados, o óleo por exemplo pode ser outro, as farinhas também.

Bata no liquidificador o óleo, bananas e o ovo.
Em um tigela coloque os outros ingredientes exceto o fermento;
Misture os ingredientes secos da tigela com os do liquidificador;
Após obter uma mistura homogênea adicione o fermento;

Coloque na assadeira da fritadeira sem óleo em temperatura 180° por 20 minutos, faça o teste do palito se estiver sujo vá colocando alguns minutos a mais, sempre aos poucos pois é muito fácil queimar na fritadeira.

Creio que essa receita também dá para ser feita no forno, só não sei o tempo exato...
A próxima quero testar uma receita de bolo de cenoura, se ficar bom posto aqui também!

Bom feriado a todos!


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Saúde Feminia - DIU de cobre (Parte I)

Olá meninas, resolvi falar sobre esse assunto pois além de achar importante, não encontrei muitas informações quando fui procurar.

O post vai ser longo e vou dividi-lo em 2, pois o primeiro será sobre alguns aspectos das pílulas anticoncepcionais e sobre a pesquisa sobre o DIU, a segunda parte será a parte prática,quando eu colocar (se algum médico permitir rss).

Como a maioria das mulheres, faço uso de pílula desde novinha (uns 18 anos), portanto são 7 anos de uso ininterrupto de HORMÔNIO SINTÉTICO, e tão sintético quanto o GH, testosterona, usados como esteroides e que a sociedade inteira discrimina. 
De uns tempos para cá comecei a pensar mais sobre o assunto e resolvi ler a bula da pílula, e fiquei APAVORADA com as informações contidas ali (já deixei de fazer tratamento com remédios, quando li suas respectivas bulas).

Vou listar algumas coisas ruins:
-aumento de duas a três a vezes no risco de ter trombose venosa;
- risco de derrame cerebral e o de infarto do miocárdio que aumentam de duas a três vezes;
- risco de carcinomas ovarianos ou endometriais.
Foi relacionado pela Organização Mundial da Saúde como potencialmente cancerígeno (da mesma classe do cigarro).

Agora estéticos:
- flacidez;
- diminuição do tônus muscular;
- celulite;
- gordura localizada e ganho de peso;


Annnnnd, diminuição da libido...

De que forma isso acontece? Simples, a pílula é composta por estrogênio e progesterona (hormônios femininos) o que acarretará uma queda drástica do nível de testosterona (mulher também produz em quantidade baixa). Então se já temos pouco, o uso da pílula vai diminuir ou acabar com a sua testosterona. Então, a pílula deixa a mulher em um estado de menopausa química, onde não produz mais hormônios, ingerindo-os na forma sintética.

Então quando li a bula, comecei a pensar 'espera aí, não deve ser bom tomar esse treco pro resto da vida né'. Fiquei mais perplexa ainda, tendo conhecimento que muitas meninas novas, fazem uso para diminuir espinhas, para engordar ('ganhar corpo'). Qualquer pessoa vai lá na farmácia e compra sem prescrição, sem nada, seu uso é totalmente banalizado. 

Então eu decidi que queria parar de tomar, e comecei a pensar em outro método contraceptivo..
Cheguei então no DIU (Dispositivo Intra-ulterino)

O que é o DIU?
É um dispositivo de plástico em forma de T, que pode ser revestido por cobre ou progesterona. Deve ser coloca por um médico ginecologista, uma vez colocado poderá permanecer no útero por até 5 anos, porém pode ser tirado a qualquer momento, e não necessita de pausa para menstruação. É um método muito confiável, com índices de gravidez parecidos com os da pílula. 
A quantidade de cobre ou progesterona liberada pelo DIU é baixa e fica restrita ao útero, havendo absorção mínima na corrente sanguínea. 

Como o DIU age?
O DIU exerce seu efeito anticoncepcional de várias formas:
-Alterações no muco cervical (muco do útero), estimuladas pelo cobre ou pela progesterona, que inibem a mobilidade dos espermatozoides, dificultando a sua chegada ao óvulo.
– Irritação crônica do endométrio (parede do útero) e das trompas de Falópio, que têm efeitos espermicidas, inibem a fertilização e a implantação do ovo no útero.
– Atrofia e adelgaçamento glandular do endométrio, que inibe a implantação do ovo ao útero.
– Efeitos diretos no ovo, impedindo sua evolução para embrião.


O DIU, portanto, age inicialmente impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo. Caso o haja falha nesta parte, o DIU também atrapalha o processo de fecundação do óvulo. Se também houver falha nesta fase, o DIU consegue impedir que o ovo fecundado evolua ou se implante no útero. É exatamente por agir em mais de uma fase do processo de geração da gravidez, que ele é um método contraceptivo tão eficaz.
Quem pode usar o DIU? Todas as mulheres podem se beneficiar do uso do DIU, no entanto é necessário alguns cuidados e critérios, que seu ginecologista deve avaliar antes de indica-lo a você.
-Mulheres que desejam um contraceptivo de longa duração e que não precise lembrar todos os dias ou meses;
-Que desejam um método reversível, mas sem graves efeitos colaterais como os da pílula;
-O DIU previne a gravidez, mas não tem nenhuma ação contra as doenças sexualmente transmissíveis, por isso, não é o melhor método, pelo menos não isoladamente, para mulheres que terão múltiplos parceiro sexuais nos próximos anos. A presença de uma DST é indicação para remoção imediata do DIU, por conta do risco de complicações.
Contra-indicações
-Anormalidades anatômicas do útero;
-Infecção ginecológica ativa: mulheres com infecções do tipo DIP (doença inflamatória pélvica), endometrite, cervicite, tuberculose pélvica, vaginose, gonorreia ou clamídia não podem utilizar o DIU até que estejam plenamente curadas por, pelo menos, 3 meses.
– Gravidez presente ou suspeita: mulheres grávidas não podem usar DIU, pois há elevado risco de aborto.
– Câncer uterino: mulheres com câncer do endométrio ou do colo do útero não devem utilizar o DIU.
– Sangramento ginecológico de origem não esclarecida: antes da implantação do DIU, qualquer sangramento anormal deve ser investigado.
– Alergia ao cobre: mulheres com alergia conhecida ao cobre não devem utilizar o DIU revestido por este metal.
A consulta:
A ginecologista perguntou o que eu queria e falei: 'Quero colocar DIU de cobre', então ela começou a fazer perguntas em uma delas: 'Você tem filhos?', respondi que não, ai ela já disse hummm, então o DIU não é indicado para você, perguntei porque. Ela disse que há um 'acordo' entre os médicos de não colocar DIU em mulheres que nunca tiveram filhos, pois o DIU pode deixar a mulher infértil. Pensei: 'Eu não estou ouvindo isso de uma ginecologista né? Mas dei um desconto, porque ela é bem velhinha sabe, deve ter os conceitos médicos ultrapassados como muitos. Mas eu não desisti disse que queria colocar mesmo assim, ela então me passou VÁRIOS exames e disse que provavelmente a UNIMED não pagaria a colocação. 

Então fiz todos os exames que inclui mais ou menos todos os exames de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, HPV, Sífilis, Gonorréiab etc), de clamídea (um dos mais importantes) ultrassom transvaginal... E como eu não aceito um não, fui em outra ginecologista que me falou tudo ao contrário, que indica sim uso de DIU pra quem não tem filhos, mas que segue um protocolo rígido, que tem que avaliar a situação etc.Realmente o uso do DIU pode aumentar o risco de infecções, mas isso não quer dizer que você terá um infecção e automaticamente vai estar infértil, tudo depende também do seu cuidado, em fazer exames periódicos, quando sentir algo diferente ir no médico, enfim não ser negligente.

Mas como tudo na vida tem um preço, essa ginecologista não coloca DIU pela unimed, então fica um custo de R$600,00 apenas para a colocação. E mais o DIU que custa em torno de R$100,00 (o de cobre, com hormônio é mais caro).
E como eu não desisto nunca, marquei outro médico da UNIMED para tentar a sorte com ele, se ele não quiser vou desembolsar o dinheiro, que a primeira vista parece ser caro mas pegar o valor de R$700,00 (DIU+colocação) e dividir por 60 (quantidade de meses que você pode ficar com o DIU, 5 anos) dá um valor aproximado de R$11,60, a pílula que tomo é 3x mais cara que isso, então a longo prazo além de uma alternativa saudável, se torna mais econômica. 

Aguardem os próximos capítulos... 
Fontes:
http://www.drvictorsorrentino.com.br/mais-um-problema-das-pilulas-anticoncepcionais-varias-geracoes-de-mulheres-que-nunca-saberao-como-sao-suas-verdadeiras-libidos/
http://www.mdsaude.com/2014/06/diu-mirena.html





quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Receita Fit - Pão de queijo de tapioca

Olá pessoal, tá admito essa receita não é lá tão fit assim, mas considero uma opção muito mais saudável que pão de queijo pronto do mercado ou da padaria. E também dá pra modificar os ingredientes da receita original por opções mais saudáveis, fica uma delícia, vamos lá?


Ingredientes:
1 xícara de leite (pode substituir por leite vegetal, como de amêndoas)
1/4 xícara de óleo (usei o de girassol)
Sal à gosto
3/4 xícara de tapioca granulada
3/4 xícara de polvilho doce
Queijo parmesão ou branco
1 ovo

Modo de preparo:
Leve o leite, óleo e sal ao fogo médio ate levantar fervura. Em outro recipiente coloque a tapioca e misture esse liquido, deixe esfriar por aproximadamente 30 minutos. Misturando bem a tapioca com o liquido.
Após 30 minutos misture os demais ingredientes com a mão, ate ficar bem homogêneo. 
Esta pronto, só fazer bolinhas e colocar assar a 200°.



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Receita Fit - Pão de queijo



Olá pessoal, mais uma receitinha da série gostoso, rápido, fácil e nutritivo!!
Adoro receitas assim, feitas em pouco tempo. Ideal também para o café da tarde, levar de lanche etc..


Ingredientes
- 3 ovos inteiros
- 150g de queijo branco ralado
- 150g de polvinho doce
- um pouco de linhaça

Mistura todos os ingredientes em uma tigela, se ficar muito mole, adicione um pouco mais de polvilho..o meu mesmo colocando mais polvilho na forma esparramou ficou parecendo cookies rss...
Coloque numa forma (se ficar muito mole, pode por em forminhas de empada também) e forno até dourar, mais ou menos 25min. Prontinho!! 





Hummmm

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Receita Fit - Panqueca Fácil

Olá pessoal,
Minha vida é meio corrida como a de vocês (e nem começou a faculdade ainda ;x)
Essa receita é ideal para levar de lanchinho pro trabalho, faculdade, etc...além de ser super prática, fácil, rápida e melhor de tudo: nutritiva!!
Tem proteína e gordura do ovo, carbo da banana e fibras da aveia...um lanche bem completo né!! 

Vamos a receita??
- 2 bananas amassadas
- 1 ovo inteiro e 1 clara
- 2 colheres de sopa de aveia
- 1 colher de sobremesa de mel (vai do gosto de cada um)
- canela para polvilha à gosto

A forma de preparo não tem segredo..só misturar bem todos os ingredientes ...e cozinhar em frigideira antiaderente no fogo baixo..como uma panqueca mesmo..
Ingredientes: Aveia, ovo, banana e mel
Tudo misturadinho
Na frigideira já dourando um lado



Por motivos óbvios (sou um desastra na cozinha e a minha panqueca quebrou e ficou bem feia) não vou colocar foto do depois hauiahuiahiuahuia, mas façam pois é realmente muito gostosa e mata a vontade de doce!!!


Beijos

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Retrospectiva e Feliz 2015!!

Olá pessoal, já estamos em 2015 e percebi que o blog não recebe um post novo a quase meio ano, que vergonha heim, prometo que esse ano tudo vai mudar.

O ano de 2014 foi um ano muito bom para mim, não posso negar, consegui realizar a grande maioria se não todos os objetivos estabelecidos no início do ano. Uma coisa andou bem e a outra despencou, que foi manter a alimentação saudável, exercícios regulares e aquela coisa toda.

Iniciei a graduação no curso de Direito, e como devem imaginar é BEM puxado e exige muito tempo e dedicação nos estudos, e por conta disso (e falta de vergonha na cara), desandei..fazia academia no horário do almoço..faltei muito..comi muito na rua e as opções nem sempre são tão saudáveis. E conciliar tudo isso com o serviço foi pior ainda...
Eu sei tudo isso é pura desculpa esfarrapada, mas logo eu que sempre falei das desculpa das pessoas, estou aqui me desculpando.

O ano foi conturbado no quesito tempo, e ai veio férias, viagem, final de ano e.... alguns quilos a mais pra conta, algumas toneladas de celulite, e nunca me vi tão terrível como agora.

Como só reclamar não muda o corpo e a saúde de ninguém, é hora de agir né? E prometo que vou postar mais frequentemente no blog...dicas, receitinhas (comprei o livro da Bela Gil e tem váriasss)..

Começo de ano é sempre uma data para mudanças, a gente sempre começa a fazer aquilo que já estava programando a tempos etc.. então porque você não começa também? a adotar uma alimentação mais saudável, a caminhar, a fazer uma atividade física?? Se você fizer só terá benefícios e nunca vi ninguém se arrepender, já se você continuar onde está a tendência é piorar cada vez mais né??

Enfim desejo a todos um excelente ano, que possamos realizar todos nossos objetivos, que sejamos mais bondosos, que tenhamos mais amor ao próximo, que possamos nos colocar no lugar das outras pessoas e não só fazer julgamentos, que terminem os preconceitos, que todos respeitem a nossa casa que é o nosso planeta....


Quanto a dieta e ao seu novo estilo de vida:
Vai doer, vai sofrer, vão te julgar, vão te achar um E.T, vão dizer que só um não faz mau, vão dizer que você está doente, vão dizer que comer é viver, vão dizer que quem não come não é feliz, mas no final tudo valerá a pena! Porque a sensação de se sentir bem, se ver bem, comer bem..essa não tem preço!



Beijos, e aguardem novas postagens!!!!!